Emaet convida comunidade para evento de aniversário neste sábado 

Bibiana Pinheiro

Emaet convida comunidade para evento de aniversário neste sábado 
A Maria Isolete Cavalheiro desfilou pelo centro de Santa Maria. Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Artistas da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) se reuniram nesta quarta-feira (12) para um cortejo no centro de Santa Maria. Entre fantasias coloridas, purpurina e instrumentos músicais, os alunos da escola buscavam chamar atenção para o trabalho que fazem há 41 anos. Em comemoração a data que marca esta história, convidam a comunidade a ir até a Vila Belga, no próximo sábado (15), para acompanhar a programação especial “Criativos, escola e arte em movimento”. 

A escola possui cerca de 370 alunos e 31 turmas, sendo desenvolvidas atividades gratuitas de música (violão, teclado, canto coral, e práticas musicais), artes cênicas (teatro, circo e malabares) e artes visuais (artes visuais, história da arte e escultura). Neste período festivo, aproveitarão para apresentar o que passam aprendendo e aprimorando. Elionice Dias Machado, a supervisora pedagógica da instituição e integrante a 25 anos do projeto, destaca a riqueza na aprendizagem:   

— Trabalhar com o público de várias idades é rico, pois é uma troca muito grande. Nossa escola tem alunos de todas as regiões, classes sociais, todos os amores e tamanhos, uma escola para todos. 

Comunidade

Ao ouvirem um grupo com vestes coloridas se aproximando, e um barulho de muitas vozes entoadas, as pessoas que passavam pela Praça Saldanha Marinho, Calçadão e Avenida Rio Branco olhavam atentas para a movimentação. E este era exatamente o objetivo do cortejo – todos juntos para chamar atenção. 

Observando o movimento de chegada na Praça Saldanha Marinho, Nilton Goulart, 71 anos, aposentado e Marcos Campos, 60, pintor, se interessam pelo grupo. Frequentemente sentados naquele local, os amigos ficaram animados de verem algo diferente no local. O grupo de amigos da estudante Thaísa Pedrozo, 15 anos, também pararam para observar a comitiva da Emaet: 

— Não acredito. Eu estava procurando um local para fazer teatro. Eu estudo no Manoel Ribas e tive esta disciplina o ano passado. Me apaixonei. 

Para todas as idades

A cabelereira Vera Campos, 62 anos, está há 10 anos no projeto municipal de Educação Artística para todas as idades. As suas experiências são diversas enquanto estuda poesia e teatro:

— Amizade, coleguismo, nunca brigamos. Isto é uma grande família.  A gente conversa sobre todos os problemas. 

Para Isabella Dias, são quase 15  anos de compartilhamentos. Neste tempo, já apresentou 10 peças teatrais, entre elas a do Gato, da Praia. E, para quem for acompanhar a programação no sábado, verá mais uma de suas habilidades – o coral.  

Programação

Arte na Rua: oficinas de arte, intervenções teatrais e apresentações musicais, feiras de artes, exposições de artes visuais, e expositores do Brique da Vila Belga.

Quando: Sábado (15), às 16h30min

Onde:  Frente a Emaet, Vila Belga, na Rua Manoel Ribas, 1.900 

Exposição de artes visuais

Quando: De 26 de abril a 10 de maio

Onde: Na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1.415)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois dias após filho ser baleado, mãe é executada com quatro tiros em Santa Maria Anterior

Dois dias após filho ser baleado, mãe é executada com quatro tiros em Santa Maria

Caso Gabriel: família acompanha depoimento de testemunhas em audiência em Santa Maria Próximo

Caso Gabriel: família acompanha depoimento de testemunhas em audiência em Santa Maria

Geral