Artistas da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) se reuniram nesta quarta-feira (12) para um cortejo no centro de Santa Maria. Entre fantasias coloridas, purpurina e instrumentos músicais, os alunos da escola buscavam chamar atenção para o trabalho que fazem há 41 anos. Em comemoração a data que marca esta história, convidam a comunidade a ir até a Vila Belga, no próximo sábado (15), para acompanhar a programação especial “Criativos, escola e arte em movimento”.
A escola possui cerca de 370 alunos e 31 turmas, sendo desenvolvidas atividades gratuitas de música (violão, teclado, canto coral, e práticas musicais), artes cênicas (teatro, circo e malabares) e artes visuais (artes visuais, história da arte e escultura). Neste período festivo, aproveitarão para apresentar o que passam aprendendo e aprimorando. Elionice Dias Machado, a supervisora pedagógica da instituição e integrante a 25 anos do projeto, destaca a riqueza na aprendizagem:
— Trabalhar com o público de várias idades é rico, pois é uma troca muito grande. Nossa escola tem alunos de todas as regiões, classes sociais, todos os amores e tamanhos, uma escola para todos.
Comunidade
Ao ouvirem um grupo com vestes coloridas se aproximando, e um barulho de muitas vozes entoadas, as pessoas que passavam pela Praça Saldanha Marinho, Calçadão e Avenida Rio Branco olhavam atentas para a movimentação. E este era exatamente o objetivo do cortejo – todos juntos para chamar atenção.
Observando o movimento de chegada na Praça Saldanha Marinho, Nilton Goulart, 71 anos, aposentado e Marcos Campos, 60, pintor, se interessam pelo grupo. Frequentemente sentados naquele local, os amigos ficaram animados de verem algo diferente no local. O grupo de amigos da estudante Thaísa Pedrozo, 15 anos, também pararam para observar a comitiva da Emaet:
— Não acredito. Eu estava procurando um local para fazer teatro. Eu estudo no Manoel Ribas e tive esta disciplina o ano passado. Me apaixonei.
Para todas as idades
A cabelereira Vera Campos, 62 anos, está há 10 anos no projeto municipal de Educação Artística para todas as idades. As suas experiências são diversas enquanto estuda poesia e teatro:
— Amizade, coleguismo, nunca brigamos. Isto é uma grande família. A gente conversa sobre todos os problemas.
Para Isabella Dias, são quase 15 anos de compartilhamentos. Neste tempo, já apresentou 10 peças teatrais, entre elas a do Gato, da Praia. E, para quem for acompanhar a programação no sábado, verá mais uma de suas habilidades – o coral.
Programação
Arte na Rua: oficinas de arte, intervenções teatrais e apresentações musicais, feiras de artes, exposições de artes visuais, e expositores do Brique da Vila Belga.
Quando: Sábado (15), às 16h30min
Onde: Frente a Emaet, Vila Belga, na Rua Manoel Ribas, 1.900
Exposição de artes visuais
Quando: De 26 de abril a 10 de maio
Onde: Na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1.415)